Roteiro bibliográfico da Quarta Colônia Italiana

Roteiro bibliográfico da Quarta Colônia de Imigração Italiana (Lista dos livros de memória regional):

1. AGOSTINI, Regina Toaldo. Espirais de Prata. Santa Maria: A autora, 1999.

DESCRIÇÃO:

 Livro de poesias, com temas que valorizam a terra natal da autora (Santa Maria), terra da gente amiga, da família, da natureza, da convivência social, do amor. Possui poemas que valorizam seus pais e sua família que era descendência de imigrantes italianos.

 

2. ANTUNES, Helenise Sangoi et al. As lembranças de uma escola não muito distante. Santa Maria: UFSM, 1997.

DESCRIÇÃO:

 Este livro aborda questões ligadas à Educação, junto à Quarta Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul. A partir de estudo realizado com moradores e professores de Silveira Martins, sobre o bilingüismo dos imigrantes italianos, nos primeiros anos no Brasil. A necessidade de aprenderem a Língua Portuguesa, a proibição de falarem o dialeto com a instalação do Estado Novo e hoje, a quase extinção desta língua entre os descendentes de imigrantes.

 

3. ANTUNES, H. Sangoi; OLIVEIRA, V. Fortes de. A Imigração Italiana em Silveira Martins: Uma história de Esperança. Santa Maria: Grafos, 1994.

DESCRIÇÃO:

 As autoras fazem um breve relato da história dos imigrantes italianos de Silveira Martins, através de pequenas histórias ouvidas de moradores, na ocasião em que faziam um trabalho sobre resgate histórico e sociológico do papel da mulher italiana no município de Silveira Martins.

 

4. AOZANI, Heitor. As histórias de um estudante. [s.l.: s.n.], 1995.

DESCRIÇÃO:

 Escrito por um cidadão ivorense. Narra alguns fatos da vida deste autor, como o seu dia-a-dia e o de um grupo de estudantes, moradores da “República do Pe. Pedro”.  Para onde foram depois que terminaram os internatos de Ivorá, o Pré-Seminário Nossa Senhora Aparecida e o Colégio São José. Narra algumas outras peripécias do autor em seu tempo de estudante.

 

5. ALVES, Wilson Bottega. A Odisséia dos Bottega e Casagrande (1878-1998). [s.l.: s.n.] s.d.

DESCRIÇÃO:

 Livro histórico de família. Relata a história dos antepassados das famílias Bottega e Casagrande, informações de suas raízes e origens. Com transcrição de alguns diálogos de ancestrais, fotos e dados sobre os ramos de descendência.

 

6. BARANAUSKAS, Matilde. Buscando as Origens. São Paulo: Fotolito, 2000.

DESCRIÇÃO:

 Livro produzido a fim de preservar os dados das primeiras famílias Stochero e Lorenzoni, que se radicaram no Rio Grande do Sul.  Segundo o autor, essas famílias fazem parte das famílias de pioneiros de Vale Veronês e aqui ele relata essa história e a de seus descendentes.

 

7. BARATTO, Jonas (org.). Sítio dos Mellos: 70 anos de história (1925-1995). Santo Isidoro. Santa Maria: Pallotti, 1995.

DESCRIÇÃO:

 Elaborado por vários colaboradores, possui cunho histórico e religioso. Dados sobre os habitantes do Sítio dos Mellos, suas obras e trabalhos, pensamentos, estilos de vida e fisionomias marcantes. Principais famílias do local, primeiros imigrantes italianos e dados sobre conterrâneos que freqüentaram o ensino superior.

 

8. BEBER, Cirilo Costa. Na terra dos sonhos. A história da família Costa Beber. Santa Maria: Pallotti, 1996.

DESCRIÇÃO:

 Obra genealógica. Constam informações sobre a família Costa Beber, antepassados, incluindo dados sobre o país de origem do clã, abrangentes informações sobre a imigração e a colonização italiana da Quarta Colônia Imperial e imagens fotográficas da época.

 

9. BEBER, Cirilo Costa. Santa Maria 200 anos: história da economia do município. Santa Maria: Pallotti, 1998.

DESCRIÇÃO:

 Narra o desenvolvimento dos setores de serviço, agropecuário, comércio e indústria de Santa Maria, em razão da comemoração do centenário da Câmara de Comércio e Indústria de Santa Maria – CACISM. O autor resgata o passado, o surgimento e crescimento do meio empresarial, seus líderes, sendo este um registro importante para a memória do município.

 

10. BEBER, Cirilo Costa. Árvore genealógica de Luigi Costabeber e Appolonia Bennetti e seus descendentes. Santa Maria: Pallotti, 2003.

DESCRIÇÃO:

 Trata-se de uma completa genealogia da família Costa Beber. Ramo genealógico composto da primeira e segunda geração, com dados de nascimento e demais parentescos (número de filhos, com quem casou). Apresenta também, síntese histórica da família, suas origens e imigração.

 

11. BELLINASO, Severino Tranqüilo. Ivorá. Cem anos de história 1883-1983. Santa Maria: Pallotti, 1984.

DESCRIÇÃO:

 Obra essencialmente histórico-social.  Apresenta a história de Ivorá e de seus imigrantes, fazendo uma espécie de resgate da memória social da localidade, salientando a idéia da religiosidade, heroísmo e sacrifícios dos antepassados.

 

12. BELLINASO, Severino Tranqüilo; MARCON, Frederico. Paróquia de Ivorá. 1918-1993 – 75 anos de fé. Santa Maria: Pallotti, 1993.

DESCRIÇÃO:

 Este livro de cunho basicamente religioso, fala da forte vocação sacerdotal e religiosa dessa paróquia. Seus párocos, suas capelas, suas comunidades, seus capitéis, seus oratórios, juntamente com relatos históricos e datas religiosas comemorativas.

 

13. BELLINASO, Severino T. Os heróis de Val de Buia. Ivorá, RS: [s.n.],2000.

DESCRIÇÃO:

 Aborda a história dos pioneiros, aqueles imigrantes italianos que constituíram a Quarta Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul, Silveira Martins. Livro escrito para celebrar os cento e vinte e cinco anos da imigração italiana no Estado.

 

14. BELLINASO, Severino T. Francesco Bellinaso e Giovana Carlesso: Sua história, seus descendentes. Santa Maria. Pallotti, 1987.

DESCRIÇÃO:

 Obra que narra a história do parentesco entre as famílias: Bellinaso, Lunardi e Carlesso. Os caminhos pelos quais andaram seus ancestrais, da Itália ao Rio Grande do Sul e, hoje, muito destes descendentes espalhados por todo o Brasil.

 

15. BELLINASO, Edeno Luiz; BELLINASO, Odila Maria Vizzotto. Cristóforo Bellinaso: homem, soldado e pai. Santa Maria: [s.l.: s.n.], 2003.

DESCRIÇÃO:

 Relata uma experiência vivida na Primeira Guerra Mundial e no processo de imigração da Itália para o Brasil (Quarta Colônia). É a história de Cristóforo Bellinaso, a qual conta com uma autobiografia deste, com versões em italiano e em português. Conta, também, histórias de seus descendentes e descreve a árvore genealógica.

 

16. BELLINASO, Severino T. As memórias de um imigrante italiano (1913 a 1995). Ivorá, RS: [s.n.] s.d.

DESCRIÇÃO:

 São as memórias do autor, escritas por ele próprio. Com fatos e recordações recuperadas desde os longínquos anos de 1913, seu nascimento na Itália, sua vinda e erradicação no Brasil, a formação de sua família e mais tarde o exercício do Ministério Diaconal.

 

17. BERTAGNOLLI, Ademir et al. 2° Encontro da família Bertagnolli. [s.l]

: Medianeira, 1999.

DESCRIÇÃO:

 Registro da história dos antepassados da família Bertagnolli, avós, bisavós, suas características, manias, informações familiares repassadas de pai para filho. Vindos da província de Merano, região de Trento no ano de 1978, rumaram para o Brasil, estabelecendo-se em Silveira Martins.

 

18. BOLZAN, Nelson. La América dei Sogni: um povo, uma história, uma conquista. Porto Alegre: Alcance, 1997.

DESCRIÇÃO:

 Livro histórico. Em 353 grossas páginas, esta obra abrange a travessia oceânica dos imigrantes, a chegada, os recursos e a nova vida em terra fértil, mas inóspita, segundo o autor. O livro focaliza a luta e a conquista das famílias Faccin – Bolzan. Privilegia narrar os hábitos, festas populares, diversões de crianças e adultos e o cotidiano de simplicidade dos colonos em meio à natureza.

 

19. BOLZAN, Flavio. A História da Família Bolzan de Jaguari-RS. Porto Alegre. EST: 2002.

DESCRIÇÃO:

 Livro de conteúdo familiar apresenta a origem do sobrenome Bolzan, o qual deriva do nome de uma cidade italiana. Conta um pouco da história, das origens e das raízes da família. E, também, o estabelecimento desta, na região da Quarta Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul.

 

20. [BORIN, Maria Beatriz]. Descendência da Família Borin. [Santa Maria]: [s.n.] s.d.

DESCRIÇÃO:

 Registro da história da família Borin, suas raízes, seus descendentes. Os primeiros integrantes da família que rumaram para o Brasil e posteriormente a vida como colono italiano. Consta também, a árvore genealógica das famílias. Escrito por ocasião de um encontro da família.

 

21. BUSANELLO, Pio José. A história da nossa gente. A primeira história escrita de famílias de imigrantes italianos da 4ª Colônia Imperial-RS. 2ªed. Santa Maria: Pallotti, 1999.

DESCRIÇÃO:

 Obra de cunho histórico, o autor faz um apanhado geral, desde a decisão dos imigrantes italianos em virem para o Brasil. A viagem, a chegada, também o estabelecimento desse povo na região da Quarta Colônia Imperial do Rio Grande do Sul e a sua contribuição no desenvolvimento deste local.

 

22. BUSATO, Humberto. A Paróquia de São José de Ivorá na data jubilar de sua creação. Santa Maria: Santo Antônio, 1944.

 Publicação comemorativa do jubileu da Paróquia de São José de Ivorá. Obra de valor religioso, é um tributo de gratidão à Deus, segundo o autor. Em suas páginas, já bastante amarelecidas pelo tempo, explicita a importância da religião, para os paroquianos dedicados ao trabalho, família e à religião, que a Pátria precisa para ser grande e forte. Constam também fotos históricas dos primórdios da imigração e da primeira igreja.

 

23. CALLAGE, Roque (1886-1961). Uma época do Rio Grande. Antologia. Porto Alegre, gráfica Pallotti, 1997/98.

DESCRIÇÃO:

 Livro que apresenta a antologia da obra de Roque Callage. Em um dos itens do livro, o autor trata sobre o “elemento colonizador italiano” e sua grande força econômica que representou para o estado. Através do labor pertinaz, principio de trabalho coletivo e ideal magnânimo da justiça.

 

24. CARLESSO, Oscar José. A Sonhada América: Os Carlesso em Santa Maria (1878-1988). Porto Alegre: Posenato, 1989.

DESCRIÇÃO:

 Livro de ênfase histórico familiar. Discorre sobre os ramos genealógicos dos ancestrais da família e seu berço de origem na Itália. Sua vinda para o Brasil e a vida na região da Quarta Colônia de imigração italiana, o trabalho, o dia-a-dia e a adaptação à nova terra.

 

25. CECHELLA, Luiz Fernando (org.). [et al]. Casata Cecchella:Cechella. Descendencia de Luigi Cecchella e Maria Luiza Link. Santa Maria: Pallotti, 2004.

DESCRIÇÃO:

 Livro histórico familiar. Apresenta o resgate genealógico da família Cecchella/ Cechella, nome e sobrenome dos descendentes. Registro da história da família, o itinerário de seus ancestrais e alguns dados mais recentes, que perpetuam junto com seus descendentes.

 

26. CESCA, Olívio. Faxinal do Soturno sua história e sua gente. Santa Maria: Rainha,1977.

DESCRIÇÃO:

 Lançado no centenário da imigração e colonização italiana. A primeira parte desse livro desenvolve-se a partir de dados concretos, arquivos, registros e anotações feitas por Luiz Antônio Busanello. Fala sobre as colônias, os pioneiros, os primórdios do povoado de Faxinal do Soturno, detalhes sobre o município, vida, religião, ensino, saúde, comércio e indústria.  Na segunda parte são apresentadas algumas considerações sobre a imigração rumo a América, a vida em terras americanas e em pouco da história da família Dotto, sua cultura, moral e religião.

 

27. CHELOTTI, Vera Lucia. I Encontro Nacional da Família Cervi: Santos Anjos. Santa Maria: Pallotti, 1999.

DESCRIÇÃO:

 Relata as origens da família Cervi, acompanhadas de árvore genealógica da família e sua ligação com a Quarta Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul. Livro produzido por ocasião do Primeiro Encontro da família em Faxinal do Soturno.

 

28. DALLA CORTE, Inês. Nossas origens. Santa Maria: Home, 2001.

DESCRIÇÃO:

 Livro onde constam relatos sobre as origens da família Dalla Corte e a sua história na região da 4ª Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul. Como era a vida nos primeiros anos da chegada ao Brasil, as dificuldades que enfrentavam e posteriormente as mudanças ocorridas.

 

29. DAL LAGO, Osvaldo e Romi. A Pompéia de Vincenzo Guerra. “La Casa di Buia del Friuli”. Santa Maria: Imprensa Universitária UFSM, 1993.

DESCRIÇÃO:

 Trata-se de uma pesquisa-relato, escrita em português e italiano. Resgata uma parte da história da Ex – Quarta Colônia Imperial de Silveira Martins-RS. Também traz um pouco da história a respeito da obra e dos descendentes de Vincenzo Guerra.

 

30. DAL LAGO, Osvaldo e Romi. O imigrante Giorgio Dal Lago e seus descendentes. Santa Maria: Pallotti, 1991.

DESCRIÇÃO:

 É uma homenagem aos antepassados da família Dal Lago, em especial, aos descendentes de “Giorgio Dal Lago”. Neste livro é feito um relato histórico da vinda desses imigrantes para o Brasil, resgate de suas raízes, genealogia, crenças e virtudes.

 

31. DALMOLIN, Cátia. Senza Ritorno: a imigração italiana no Brasil. Santa Maria: Pallotti, 2004.

DESCRIÇÃO:

 Discorre, através de uma personagem, sobre questões como a coragem dos imigrantes italianos em mudar-se para o Brasil. É escrito em breves páginas e nas línguas portuguesa, italiana e dialeto vêneto. Utiliza-se de técnicas ilustrativas para contar a história.

 

32. DALMOLIN, Cátia (Org.). Mordaça verde e amarela: imigrantes italianos e descendentes no estado Novo. Santa Maria: Pallotti, 2005.

DESCRIÇÃO:

 Esta obra tem como eixo a repressão provocada pelo nacionalismo varguista nas populações originárias do ciclo imigrantista, especialmente o grupo étnico italiano. É um registro de ensaios historiográficos e antropológicos, reprodução de artigos de jornais da época, registro fotográfico do filme curta metragem (inspirado nesse livro) e de quatro entrevistas com pessoas que viveram os acontecimentos da repressão advinda da implantação do Estado Novo no Brasil.

 

33. DIDONET, Antônio. Pimenta & Sal. Santa Maria: Pallotti, 1995.

DESCRIÇÃO:

 São crônicas do autor Pe. Antônio Didonet, o qual, às vezes, esconde-se sob o pseudônimo de “Tonico”. Escreve de maneira agradável e peculiar, nessa coletânea, por exemplo, seguem-se dados sobre a paróquia de Faxinal do Soturno, algumas críticas à sociedade, e ensinamentos sobre a doutrina moral cristã.

 

34. DIDONET, Humberto. 1º Bispo de Rio Grande 1910-1988: mestre da oração e da verdade, vida, obra e pensamento vivo. Rio Grande: FURG, 1990.

DESCRIÇÃO:

 Dados biográficos do Pe. Didonet. Sua infância em Ivorá, sua vocação e estudos seminarísticos, sua ordenação sacerdotal, sua vida de dedicação à religião, como 1º Bispo de Rio Grande. Sua morte e depoimentos de amigos após a morte, bem como, publicação de documentos pessoais (testamento, cartas, artigos, pronunciamentos, biografias, preces e fotos).

 

35. DIDONET, Humberto. Ivorá meu torrão. Crônicas. [s.l.: s.n.] s.d.

DESCRIÇÃO:

 Trata-se na primeira parte, de um conjunto de crônicas históricas, ou seja, pequenas histórias, que tratam de acontecimentos, costumes e maravilhas naturais dessa comunidade. Na segunda parte, constam historinhas contadas pelas pessoas de Ivorá, repletas de doses de fantasias e humorismo.

 

36. DOTTO, Concórdio G. Silveira Martins Tutti Bonna Gente. Santa Maria: UFSM, s.d.

DESCRIÇÃO:

 É um registro histórico sobre a imigração local, acontecimentos históricos e formação do distrito de Silveira Martins, como a sede do Quarto Núcleo Colonial da Imigração Italiana do RS. Desde os primórdios, do aparecimento de uma pequena vila no local até a sua expansão e aparecimento de outras vilas nessa região.

 

37. DOTTO, Concórdio G. Meu caminho de ser gente entre a gente. Uma viagem de 67 anos. Santa Maria, Pallotti, 1998.

DESCRIÇÃO:

 História da vida de Concórdio Genuíno Dotto, desde sua infância (retrospectiva) sua vida na 4ª Colônia, seus trinta e seis anos como irmão Palotino e depois o seu casamento. Acompanhado de fotos, o livro relata também as outras várias profissões que exerceu o autor.

 

38. DZIEKANIAK, Marco Antonio. Vale Vêneto. Um pedaço da Itália no Brasil. [s.l.: s.n.] s.d.

DESCRIÇÃO:

 Aborda a trajetória de lutas na história da imigração italiana no Brasil, em especial o cotidiano dos colonos italianos na localidade de Vale Vêneto, na Quarta Colônia de imigração italiana. Suas tradições, cultura, trabalho, diversões, religião e família.

 

39. FOLETTO, Granadilia. “Ribeirão. Sua fundação, Sua história, Seu povo e Sua memória”. Santa Maria: Medianeira, 1996.

DESCRIÇÃO:

 Resgata a história de um local que com o passar dos anos foi definhando, está praticamente, esquecido. São histórias das pessoas desse local, a partir de relatos orais, documentos e depoimentos. Apresenta fatos ocorridos com a chegada dos primeiros italianos, os pioneiros de Ribeirão. Destaca alguns acontecimentos históricos e pessoas significativas como o diácono João Luiz Pozzobon.

 

40. FOLETTO, Vani Terezinha. (org). Família Antonio Foletto e Vilma Iop Foletto – Genealogias e Fotografias. Santa Maria, 1997.

DESCRIÇÃO:

 Livro de família. Feito por ocasião dos 50 anos de casamento de Antonio Belmiro Foletto e Vilma Iop Foletto. Apresenta a genealogia das famílias dos seus antepassados e a história do casal. Contém informações de nomes, datas e fotos.

 

41. FOLETTO, Vani Terezinha. Nós e uma rua chamada Cancela. Santa Maria, 2005.

DESCRIÇÃO:

 Livro de memórias, a autora faz um registro de fatos de sua infância. Detalhes do pai, da mãe, de como era a vida familiar naquele tempo. Peripécias vividas com os irmãos e o resto da família que na época habitava a Rua da Cancela, atual Rua Ângelo Bolzon. Naturais de Vale Vêneto, localidade da Quarta Colônia, descendentes de imigrantes italianos, formaram família numerosa mudaram-se para Santa Maria, enquanto os filhos ainda eram pequenos. E estes, segundo a autora, formaram sua visão de mundo, a partir do que viam daquela via.

 

42. FOLETTO, Granadilia (Org.) Ribeirão, su fundación y Juan Luis Pozzobon (1904 – 1985). [s.n.], 1998.

DESCRIÇÃO:

 Livro escrito em espanhol, narra a história do lugarejo chamado “Ribeirão”, o qual pertence à Quarta Colônia. Obra que resgata a história de vida do cidadão João Luiz Pozzobon (Juan Luis Pozzobon).

 

43. FRANCESCHI, Janice de. A história e a genealogia da família de Franceschi. Canoas: La Salle, 1999.

DESCRIÇÃO:

 Origens da família, detalhes e fotos do local de origem na Itália. Motivos da imigração dessa família. Pequeno relato sobre os patriarcas, depoimentos de filhos, noras, netos e bisnetos. Cachoeira do Sul e os imigrantes italianos. Árvore genealógica dos descendentes e fotografias.

 

 

44. GIACOMINNI, Túlio José. Histórico da Capela de Nossa Senhora das Dores. Vale Vêneto. Santa Maria: [s.n.], 2000.

DESCRIÇÃO:

 Livro histórico pretende narrar como se originou a denominação “Linha da Glória” e como despertou e floresceu a devoção a Nossa Senhora, entre as famílias desta localidade. Vale Vêneto e a chegada das primeiras famílias de imigrantes italianos.

 

 

45. GIRARDI, Ládio Luiz. Memórias e vivências. Porto Alegre, Pallotti, s.d.

DESCRIÇÃO:

 Livro religioso. Escrito em homenagem ao jubileu de prata do Pe. Ládio Luiz Girardi. Retrata fatos de sua vida, sua dedicação ao sacerdócio e alguns detalhes de sua terra natal: São João do Polêsine, um dos municípios da Quarta Colônia.

 

46. ITAQUI, José; VILLGRÁN, Maria Angélica. Educação Patrimonial: a experiência da 4ª Colônia. Santa Maria: Pallotti, 1998.

DESCRIÇÃO:

 Narra o desenvolvimento do Projeto Regional de Educação Patrimonial da Quarta Colônia. A experiência foi realizada nas escolas destes municípios. Objetivou a valorização do indivíduo e sua trajetória histórica – social. Traz registros fotográficos, que ilustram cada passo desse projeto e da memória regional.

 

47. ITAQUI, José (org.). Quarta Colônia. Inventários Técnicos Flora e Fauna. Santa Maria:[s.n.], 2002.

DESCRIÇÃO:

 O livro, muito bem ilustrado apresenta um inventário da natureza e em especial da fauna da Região Central do Rio Grande do Sul e da Quarta Colônia. Possui aspectos da cultura do local, localização geográfica e mapeamento florestal da Quarta Colônia.

 

48. LONDERO, Alcides A. Família de Ângelo Londero, vida e história. Passo Fundo: [s.n.], 2003.

DESCRIÇÃO:

 Memórias da família de Ângelo Londero. Origens, aventuras e desventuras da imigração. A raiz do sobrenome “Londero”, os antepassados, histórias de família. Detalhes sobre a comunidade de Ivorá, aspectos históricos e geográficos. Genealogias de descendentes e algumas coisas sobre a cidadania italiana e também, fotos antigas e recentes.

 

49. LORENZONI, Júlio. (trad. Arminda Lorenzoni Parreira) Memórias de um imigrante italiano. Porto Alegre: Sulina, 1975.

DESCRIÇÃO:

 Obra memorialista, escrita como diário pelo imigrante Júlio Lorenzoni. Dividida em três partes que focalizam as peripécias da viagem (Itália-Brasil), a chegada, a fixação na terra, a formação dos 1°s núcleos: Silveira Martins, Garibaldi, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e outros. Esta obra possui capítulos sobre a fauna, a flora, os pássaros, os insetos, os répteis e os peixes da região da Serra de São Martinho. As “Memórias de um imigrante italiano” constituem um documento único, um dos mais completos, com riqueza de minúcias da imigração italiano no RS.

 

50. MACHADO, Hipólito. Os ladrões de Val de Buia. Porto Alegre: Globo, 1933.

DESCRIÇÃO:

 É um romance policial. Tem como cenário ficcional, a Quarta Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul e como personagens, os colonos italianos da região. O enredo desenrola-se a partir de um mistério, que envolve o roubo do dinheiro de muitos colonos. Segue-se a tentativa de desvendá-lo. O autor usa alguns vocábulos do dialeto local, o que torna a leitura divertida e agradável. Este livro transcreve de forma muito interessante a época em que foi escrito e a mentalidade das pessoas daquele tempo.

 

51. MAGRO, Claudino. História de nossa parentela. Santa Maria. Pallotti, 2001.

DESCRIÇÃO:

 Retrato da imigração italiana, a religiosidade, os costumes, as tradições, as 1ªs construções, algumas historietas, provérbios, exclamações e pequeno dicionário. Dividido em três cadernos e dedicado a sua parentela (famílias: Magro, Moreschi, Signor, De Bortoli e Favretto) conta com fotos que dão mais vida ao livro.

 

52. MAINARDI, Geraldo. Os Mainardi no Rio Grande do Sul. Porto Alegre: EST, 1999.

DESCRIÇÃO:

 É um registro da história da família Mainardi. Suas origens na Europa, a decisão e a mudança para o Brasil, também, a chegada e a radicação na Quarta Colônia de Imigração Italiana.  Peculiaridades da vida na América, enquanto imigrantes e colonos italianos.

 

53. MANICA, Alcides. Álbum de Família. A História da Família Manica. 1500 – 1995. Santa Maria: Pallotti, 1995.

DESCRIÇÃO:

 História e genealogia da família Manica, acompanhado de rico material fotográfico e detalhes sobre a família, suas personalidades e o culto às tradições da origem, ou seja, do veio de descendência italiana. È um belo material ilustrado em grandes páginas.

 

54. MARCHIORI, José Newton Cardoso; FILHO, Valter Antonio Noal. Santa Maria. Relatos e impressões de Viagem. Santa Maria: Ed. Da UFSM, 1997.

DESCRIÇÃO:

 Os autores reuniram nesta obra relatos de viagens, crônicas e textos de origem diversa sobre Santa Maria. Recuperam o testemunho de personalidades que aqui estiveram e de figuras importantes da cidade. Acompanha um importante acervo iconográfico.

 

55. MARCHIORI, José Newton Cardoso. Esboço histórico de Jaguari. Santa Maria: Pallotti, 1999.

DESCRIÇÃO:

 O autor esboça um panorama histórico-social e administrativo, bastante abrangente do município de Jaguari, baseando-se em uma extensa bibliografia. Materiais históricos, registros valiosos e com muitos detalhes.

 

56. MARCHIORI, José Newton Cardoso. Gênese da Colônia Jaguari. Porto Alegre: Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul: [s.n],2000.

DESCRIÇÃO:

 A obra reúne dados pessoais e informações de cunho administrativo sobre imigrantes de Jaguari, no período de 1888 a 1906. Recolhidos do Códice AS-290 (Registro de colonos imigrantes e de lotes), conservado no Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul.

 

57. MARCHIORI, José Newton Cardoso. Jaguari. Documentos Históricos e Relatos. Porto Alegre: EST, 2001.

DESCRIÇÃO:

 Engloba um conjunto de relatos e documentos oficiais sobre a colonização de Jaguari. Diversas leis, decretos, fragmentos e discursos parlamentares, relatos de viajantes, relatórios de agentes consulares, além de artigos recolhidos em jornais e livros.

 

58. MARCUZZO, Clementino. Centenário de Vale Veronês. Santa Maria: Pallotti, 1982.

DESCRIÇÃO:

 Considerada pelo autor a epopéia da Imigração Italiana de Vale Veronês. Engloba os costumes e tradições locais, bem como aspectos históricos, religiosos, sociais, culturais e étnicos dessa comunidade.

 

59. MARCUZZO, Clementino. Centenário da chegada das irmãs e fundação do colégio: Vale Vêneto -1892-1992. Santa Maria: Pallotti, 1992.

DESCRIÇÃO:

 Livro de cunho religioso. Sintetiza a chegada das Primeiras Irmãs do Imaculado Coração de Maria. Detalhes sobre a fundação do Primeiro Colégio no interior do estado e também a fundação do primeiro Seminário Palotino no Brasil e na América.

 

60. MARCUZZO, Clementino. Cinqüentenário da gruta de Vale Vêneto -1942-1992. Santa Maria: Pallotti, 1992.

DESCRIÇÃO:

 Escrito em função do cinqüentenário da gruta de Vale Vêneto, este narra alguns marcos da fé nessa região. Traz um histórico de como começaram as romarias e de como surgiu a gruta. Relata o momento das primeiras missas celebradas e fatos do grande movimento religioso, até mesmo, as graças alcançadas.

 

61. MARCUZZO, Clementino. Proverbi taliani: la sapienza dei secoli: quarta colônia imperial. Santa Maria: Pallotti, 1996.

DESCRIÇÃO:

 Este pequeno livro tem como conteúdos: provérbios, ditos, sentenças populares e fotos. A origem dos provérbios e igualmente sua transcrição no dialeto Taliani Vêneti. Provérbios que, enfim, são populares na região da Quarta Colônia de Imigração do Rio Grande do Sul.

 

62. MARIN, Jérri Roberto (org.); [et al]. Quarta Colônia: novos olhares. Porto Alegre: EST, 1999.

DESCRIÇÃO:

 Os autores apresentam uma série de artigos resultantes de pesquisas acadêmicas. Abordam temas como o trabalho, a diversão, a educação, a religiosidade (controle político dos sacerdotes) e o desenvolvimento socioeconômico da Quarta Colônia, que reunidos, apontam para uma visão geral da região colonial.

 

63. NOSSOS Ancestrais. Família Bortoluzzi. Vale Vêneto-RS. Santa Maria: [Saint Point], s.d.

DESCRIÇÃO:

 Este livro abarca detalhes da origem e descendência da família Bortoluzzi. Consta árvore genealógica de várias gerações da família, oriundos da Itália, possui histórico desses imigrantes, desde os primeiros Botoluzzi a pisarem em solo brasileiro. Incrementado por fotografias do clã.

 

64. PASA, Vitor. Família Pasa: descendentes de Vittore Pasa (1837-1922) e Geovana Domenegatto (1842-1890). Santa Maria: Pallotti, 2004.

DESCRIÇÃO:

 Livro de genealogias. É basicamente um registro dos ramos genealógicos da família Pasa no Brasil Meridional. Apresenta várias gerações da família, através de árvore de descendência. Destina-se a fornecer dados para o reconhecimento de vínculos familiares.

 

65. PIOVESAN, Rosemar de Fátima Vestena. Frotole del Baracon. Santa Maria: UFSM, IMPREMEC, 1995.

DESCRIÇÃO:

  É uma publicação de duas peças teatrais (La Vecia Brontolona e Uma del Zio Bertussa) , de gênero comédia, as quais são representadas pelo grupo FROTOLE DEL BARACON de Nova Palma. Escritas em um linguajar, que se aproxima do dialeto vêneto, o qual ainda se conserva parcialmente na região. Este grupo tem o objetivo de conservar a cultura, retratar a figura do colono imigrante e levar a alegria ao povo falando de figuras comuns do meio.

 

66. PISTÓIA, Zélia Maria Piovesan. Famiglia de Giovani Marco Piovesan. Da Séc. XVIII ao XX. Santa Maria: Pallotti, s.d.

DESCRIÇÃO:

 Biografia da “Famiglia de Giavani Marco Piovesan”, um histórico familiar. Resgate da trajetória, fatos da vida dos antepassados. História dos seus descendentes acompanhada de listas de árvores genealógicas e fotos.

 

67. POZZOBON, Eugênio Antônio. Árvore Genealógica das famílias: Pozzobon, Marchezan, Lôndero. Santa Maria, Pallotti, 1992.

DESCRIÇÃO:

 Constitui a nomeação de gerações, através de dados contidos em uma árvore genealógica, que evidenciam os laços de parentesco entre esses sobrenomes. È um resgate da descendência dessas famílias em várias gerações.

 

68. POZZOBON, Zolá. Uma Odisséia na América. Caxias do Sul: EDUCS, 1997.

DESCRIÇÃO:

 Esta obra, narra a histórias da vida do imigrante Andréa Pozzobon. A infância, nascido de família pobre, nos arredores de Treviso (Itália), o serviço militar como “soldado do rei”, a emigração de sua família para o Brasil. A travessia e o desbravamento do país desconhecido e também as profissões que exerceu: agricultor, professor, orador, escritor, cronista, crítico, amante das artes e homem de negócios.

 

69. RICHTER, Ivone Mendes et al. Medianeira e Pompéia: festividades religiosas populares na região de Santa Maria. Santa Maria: Edições UFSM, 1990.

DESCRIÇÃO:

 Livro histórico religioso. Apresenta uma análise das romarias de Nossa senhora da Medianeira, em Santa Maria e das festividades de Nossa Senhora da Pompéia, em Silveira Martins. Com suporte histórico e análise da forte presença da fé nessa região de imigrantes italianos.

 

70. RICHTER, Eneida Izabel Schirmer. História Social de Arroio do Sol. Santa Maria: UFSM, 1997.

DESCRIÇÃO:

 Obra que contempla um panorama do início da ocupação do distrito de Arroio do Sol. Antigos moradores, primeiros imigrantes italianos a se estabelecerem, o apogeu da vida, o declínio e a retomada do desenvolvimento. Procura desfazer o equívoco do uso do nome “Arroio do Só” em vez de Arroio do Sol baseada numa pesquisa histórico-geográfica.

 

71. RIGHI, José Vicente; BISOGNIN, Edir Lucia; TORRI, Valmor. Povoadores da Quarta Colônia: contribuições do imigrante italiano na Quarta Colônia Imperial de Silveira Martins, Rio Grande do Sul. Porto Alegre: EST, 2001.

DESCRIÇÃO:

 Livro histórico. Em 656 páginas, esta obra resgata o momento histórico da vinda dos 1°s imigrantes italianos estabelecidos na 4ª Colônia. Possui dados históricos, etnográficos e lingüísticos, bem como a situação do então império brasileiro, a importância da abolição da escravatura e a necessidade de força de trabalho no Rio Grande do Sul. Também, a vinda dos imigrantes, a sede de Silveira Martins e principalmente, o ponto vital desse livro: listas de sobrenomes com os dados dos descendentes que vieram da Itália, idade, o local de nascimento. Conta também, com o registro de cartas, documentos e fotos históricas.

 

72. RIGHI, V.; DOTTO, D.; RIGHI, V. (orgs.). Família Righi: Raízes na Itália-Vida no Brasil. Santa Maria: Pallotti, 2006.

DESCRIÇÃO:

  Livro de memória familiar. Apresenta temas como a história familiar, desde as origens na Itália, a mudança para o Brasil, as dificuldades enfrentadas, o estabelecimento em Silveira Martins. Assim como, trazem questões atinentes a sua forte crença catolicista e trechos das cantorias que embalavam a vida desta família e dos demais colonos. As várias raízes dos descendente e ascendente dos Righi são representadas por uma árvore genealógica acompanhada de fotos da época.

 

73. RORATTO, Ilvo Santo. A vinha amada, cantai-a. Santa Maria: Pallotti, 1995.

DESCRIÇÃO:

 Esta obra é uma coletânea de composições poéticas de cunho religioso.  O autor através de uma série de poemas do mesmo cunho religioso, “canta” a Vinha Amada, uma homenagem a Obra de São Vicente Pallotti.

 

74. RUBERT, Arlindo. O Itinerário dos Nossos Avoengos. Santa Maria: Pallotti, 1976.

DESCRIÇÃO:

 Livro bastante voltado para as raízes familiares, engloba resultados de pesquisa em arquivos da Itália. Além de citar dados da família Rubert, aqui do Brasil, em específico da Quarta Colônia de Imigração Italiana do Rio Grande do Sul, há destaque para os parentes na Itália.

 

75. RUBERT, Arlindo. Clero secular Italiano no Rio Grande do Sul (1815-1930). Padres dos imigrantes. Santa Maria: Pallotti, 1977.

DESCRIÇÃO:

 Fartas páginas sobre a igreja no Rio Grande do Sul. Os padres seculares oriundos das dioceses do norte da Itália, geralmente as mesmas dos imigrantes, foram os primeiros a prestar os socorros espirituais a seus conterrâneos, que partiram para um país católico, mas onde faltavam sacerdotes para sua assistência.

 

76. RUBIN, Dorvalino; BONFADA, Genésio. Jubileu de Nova Palma (1919-1944). Santa Maria: Patronato, 1944.

DESCRIÇÃO:

 Livro escrito em comemoração ao jubileu de prata da fundação da Santíssima Trindade de Nova Palma (segundo o Pe. Sponchiado o livro foi encomendado para esta data). Produzido a partir de anotações do arquivo paroquial da cidade. Fatos da história de Nova Palma, seus primórdios, a vida civil e econômica, a evolução da igreja matriz, as festas e algumas fotos.

 

77. RUBIN, Dorvalino. Faxinal do Soturno e os 50 anos de sua igreja. Santa Maria: Pallotti, 1988.

DESCRIÇÃO:

 Obra elaborada na data do 50º aniversário da Igreja São Roque de Faxinal do Soturno. Resgata a história desta, desde a iniciativa da comunidade em arrecadar recursos para a sua construção, detalhes sobre a obra, breves palavras sobre os sinos que ali se encontram, os vitrais, os altares, o púlpito, o órgão, a porta e as cantorias realizadas.

 

78. SANTIN, Silvino. A imigração esquecida. Porto Alegre: EST, 1986.

DESCRIÇÃO:

 Esta obra descreve aspectos sociais e religiosos da Quarta Colônia. Possui um duplo sentido em seu título, refere-se ao fato de haverem poucas publicações sobre o tema da imigração italiana, na época da publicação. Outro sentido é, de que o livro assim se chama devido ao fato de os descendentes de imigrantes estarem deixando um pouco de lado suas raízes agrícolas e mudando-se para as cidades.

 

79. SANTIN, Silvino; ISAIA, Antônio. Silveira Martins – Patrimônio Histórico Cultural. Porto Alegre: EST, 1990.

DESCRIÇÃO:

 Livro histórico. Relata fatos da tentativa de emancipação do município de Silveira Martins.  Seu desenvolvimento, as primeiras construções, casas comerciais, escolas, casarões, hotel e igreja acompanhados de fotos e de síntese histórica do movimento religioso da Quarta Colônia e arredores. Apresenta alguns trabalhos de monografias e artigos escritos acerca do tema “Imigrantes”.

 

80. SANTIN, Silvino; PASIN, Neuton Antonio. Na ociada indrio: Stòrie italiane. Uma olhada para trás: Histórias italianas. Santa Maria: Pallotti, 2004.

DESCRIÇÃO:

 Livro com texto paralelo em vêneto e português. Propõe uma olhada ao passado, através de histórias (pequenas crônicas) escritas por alguns descendentes de imigrantes. São histórias populares, as quais eram contadas pelos “nonos”, causos ouvidos nas rodas.

 

81. SAQUET, Marcos Aurélio. A construção do espaço em Nova Palma (RS). Nova Palma, RS: GRAFIT, 1996.

DESCRIÇÃO:

 O autor publica, neste livro, um trabalho que visa a enfocar a questão sócio-econômica de Nova Palma, contemplando a relação trabalho e produção. A produção industrial, artesanal e agrícola deste município. Apresenta dados da Cooperativa Agrícola Mista Nova Palma Ltda e das demais unidades de exploração agrícola. Também aborda questões do trabalho familiar/agrícola e o lugar de destino das mercadorias.

 

82. SAQUET, Marcos Aurélio. Os tempos e os territórios da colonização italiana. O desenvolvimento econômico da Colônia Silveira Martins (RS). Porto Alegre: EST, 2003.

DESCRIÇÃO:

 Resultado de uma pesquisa científica, em nível de doutorado. Esta obra mostra muitos dados importantes e precisos da gênese e do desenvolvimento econômico da Colônia Silveira Martins entre 1878 e 1950. Aborda, ainda, a formação da sede colonial, sua expansão e mudanças territoriais, a política regional e a participação dos colonos italianos nesse meio.

 

83. SCHIO, Dalva Carmen. Santa Maria. Para os pequenos. Santa Maria: Grafos, 1998.

DESCRIÇÃO:

 Livro infantil. Apresenta uma visão sucinta do Município de Santa Maria. Produzido para o público infantil, tematiza sua terra, seu povo e suas potencialidades. E cita a vida dos primeiro imigrantes dessa cidade e dentre eles os italianos.

 

84. SOARES, Marli E. Berni. III Encontro da família Brum. Santa Maria: Pallotti, 2000.

DESCRIÇÃO:

 O livro faz uma explanação sobre as sucessivas gerações dos descendentes Brum, que se radicaram no RS, a origem dos ancestrais, a história do sobrenome e um relato sobre a ilha dos Açores. Foram desenvolvidos quatro ramos da família Brum, segundo a linha de parentesco.

 

85. SPONCHIADO, Breno Antonio. Imigração & 4ª Colônia: Nova Palma e Pe. Luizinho. Santa Maria. UFSM, 1996.

DESCRIÇÃO:

 Obra de abrangência histórica e religiosa. Elaborada em comemoração aos 50 anos de vida sacerdotal de Pe. Luizinho Sponchiado. Narra a trajetória de vida desse sacerdote, bem como, o momento histórico dos princípios da imigração e da 4ª Colônia. A presença da igreja nesse tempo e breve histórico do município de Nova Palma. A história da constituição das comunidades e um completo inventário das famílias catalogadas pelo CPG (Centro de Pesquisas Genealógicas de Nova Palma). Tudo isso com fotos ilustrativas.

 

86. VENTURINI, Carminda. A Pecadora de Vale Vêneto. Porto Alegre, Martins Livreiro, 1986.

DESCRIÇÃO:

 Trata-se de um romance. A narração tem como local a cidade de Porto Alegre. A protagonista, uma bela mulher com muitos atributos, nascida em Vale Vêneto, uma das principais colônias de imigração italiana do Rio Grande do Sul, sai de lá para pecar. Movida por uma paixão avassaladora, não mede esforços para alcançar seus objetivos e torna-se ambiciosa. Entra para a vida política, propondo uma nova política para as personagens, onde as mulheres deverão fazer suas próprias leis, o que torna o romanceinteressante.

 

87. VÉSCIO, Luiz Eugênio. O crime do Padre Sório: Maçonaria e Igreja Católica no RS. (1893-1928). Santa Maria: UFSM, 2001.

DESCRIÇÃO:

 Obra que narra alguns fatos da vida do Pe. Sório e as várias versões que circundam sua morte, uma vez que este foi brutalmente assassinado. O episódio ocorreu no final do século XIX, no núcleo colonial de Silveira Martins, localizado na região central do estado do Rio Grande do Sul. A tragédia ocorrida com este Padre revela a relação conturbada da Maçonaria com a Igreja Católica. Neste livro, o autor expõe um pouco da história do Rio Grande do Sul, tendo como ponto de partida o acontecimento da morte do Pe. Sório.