Livros memorialistas, história e memória de SM, bibliografia

História e memória de Santa Maria: levantamento bibliográfico

  • BEBER, Cirilo Costa. Santa Maria 200 anos: história da economia do município. Santa Maria: Pallotti , 1998.

Descrição: Essa obra abrange um período de 200 anos da história da economia do município de Santa Maria. Nessa obra, há a história da educação, da saúde, vias urbanas, transporte urbano e rodoviário, ferrovias, água e esgoto, energia elétrica, telefonia, comércio, indústria, etc – que ocorreram no período de 1797 até 1997.

 

  • BELEM, João. História do Município de Santa Maria:1797-1933. Santa Maria: UFSM, 2000.

Descrição: Essa obra abrange a história do município de Santa Maria do período de 1797 até 1933. Nessa, João Belém aponta questões referentes a origem lendária da cidade, bem como sua demarcação de limites, sua fundação, o curato, a freguesia, a vila, o município Santa Maria. Há os movimentos da imprensa, religião e associações locais e, também, dos santa-marienses ilustres.

 

  • BELTRÃO, ROMEU. Cronologia histórica de Santa Maria e do extinto município de São Martinho. Santa Maria, Pallotti, 1979.

Descrição: Essa obra abrange a história/memória do município de Santa Maria cronologicamente, sem divisão de/em capítulos, desde 15 de abril de 1787 até 23 de dezembro de 1930.

 

  • BELTRÃO, ROMEU. O vanguardeiro de Itororó. Santa Maria: Câmara Municipal de Vereadores de Santa Maria, 1998.

Descrição: Essa obra resgata a memória de um dos maiores representantes do exército local: Coronel João Niederauer Sobrinho, o “Vanguardeiro de Itororó”, personagem principal da obra.

 

  • BRENNER, José Antônio. Imigração Alemã: A Saga dos Niederauer. Santa Maria: UFSM, 1995.

Descrição: Essa obra resgata a memória da família Niederauer desde a sua origem, Vila de Kettenheim, situada no Grão-Ducado de Hessen-Darmstadt, até sua chegada no município de Santa Maria. Resgata, também, a historia de cada Niederauer significativo para a história do município.

 

  • CARDOSO, Edmundo. História da Comarca de Santa Maria (1878-1978). Santa Maria: Pallotti, [19–]

Descrição: Essa obra resgata a história da comarca do município desde o tempo em que esse era 4º distrito da Vila Nova de São João da Cachoeira (atual Cachoeira do Sul) até 1978. Nessa obra há, também, o resgate da memória das famílias Brasil, Jobim, Mena Barreto, Ribeiro de Almeida, Edler, bem como dos presidentes da OAB/SM, curiosidades forenses, etc.

 

  • CARDOSO, Edmundo. Uma loja uma vida. Santa Maria: Gráfica e editora Rainha, 1974.

Descrição: Essa obra resgata a história de um dos maiores estabelecimentos comerciais da cidade de Santa Maria, as casas Eny. Esse resgate vai desde a inauguração, em 1924, aos primeiros funcionários, aos primeiros clientes, aos lugares em que a loja funcionou até o ano de seu cinqüentenário.

 

  • CARDOSO, Edmundo (org) . Um momento da vida do município de Santa. Santa Maria: ____1941.

 

Notas das solenidades comemorativas da passagem do 3. aniversário do Estado Novo e 51. da República, realizadas no período de 9 a 16 de Novembro de 1940: notícias, discursos, reportagens fotográficas

 

  • COSTA, Firmino. Os 350 anos da Redução de Natividade (1633-1983). Julio de Castilhos: Centro Cultural Francisco Salles, 1983.

Descrição: Essa obra resgata a memória do que seria o primeiro núcleo de concentração demográfica do município de Julio de Castilhos: a Redução de Natividade de Nossa Senhora, por volta de 1600.

 

  • COSTA, Firmino. Terra de Vila Rica: contribuição ao estudo da história do município de Júlio de Castilhos. Júlio de Castilhos: Prefeitura de Júlio de Castilhos , 1991.

Descrição: Essa obra resgata a história do município de Julio de Castilhos, antes Vila Rica, desde a geologia do município até a sua origem, colonização, aos seus personagens ilustres.

 

  • COSTA, Ligia Militz da. Felippe D’Oliveira. Porto Alegre: Instituto Estadual do Livro / UFSM, 1989.

 

  • DALLA PORTA, Romar. Romeu Beltrão: Sinopse biográfica, índice de trabalhos publicados, depoimentos. SM: Máster, 1976.

Descrição: Resgata a obra de Romeu Beltrão ao longo de sua atividade enquanto cronista, memorialista. Nessa obra há, também, alguns depoimentos de Beltrão acerca dos fatos econômicos, políticos, históricos da cidade.

 

  • DALLA PORTA, Romar. Subsídios para a história eclesiástica de Santa Maria (1787 – 1910). Santa Maria: 1975.

 

  • DAUDT FILHO, João. Memórias. Santa Maria: UFSM, 2003. (215 p).

 

  • DUARTE, Maria Isabel Mariano da Rocha. A trajetória de vida de José Mariano da Rocha Filho, do nascimento ao casamento. Santa Maria: A Autora , 1997.

 

  • FONSECA, Orlando; QUEVEDO, Júlio. João Cezimbra Jacques: passado e presente. Porto Alegre: Martins Livreiro Editor, 2000.

Descrição: Essa obra resgata a memória do primeiro escritor santa-mariense: João Cezimbra Jacques. Essa obra é composta por diversos artigos organizados por Fonseca e Quevedo, que descrevem a vida de Cezimbra Jacques – a sua atividade como militar, como trabalhista, como tradicionalista, como contista, etc.

 

  • JACQUES, João Cezimbra. Assuntos do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: ERUS, 1979. (237 p).

Descrição: Essa obra resgata a memória do gaúcho do RS – o primitivo, o índio. Há a memória, fotografada, de índios que viviam na região, bem como a descrição da fauna, da flora, do vocabulário da época.

 

  • JACQUES, João Cezimbra. Ensaio sobre os costumes do Rio Grande do Sul: precedido de uma ligeira descrição física e de uma noção histórica. Santa Maria: UFSM, 2000.

Descrição: Essa obra, precedida de breve descrição física e histórica, resgata a memória dos primeiros habitantes do RS, bem como a fundação dos primeiros vilarejos. Resgata o gaúcho que vivia no RS no início das povoações, as classes sociais, os estancieiros, o trabalho nas estâncias, os divertimentos, a poesia popular, o vocabulário, a cavalaria.

 

  • MACHADO, Antonio Carlos. Boca do Monte: pequeno ensaio da história humana de Santa Maria. Santa Maria: UFSM, 1982.

Descrição: Essa obra resgata a memória do passado humano de Santa Maria, bem como o cenário da cidade no passado. Nessa obra há a vida personagens ilustres da cidade, como Chico Ribeiro, Gentil Maciel, Walter Jobim, etc – Há, também, a memória de lugares como o Corintians, centenário; de movimentos estudantis como a USE.

 

  • MARCHIORI, José Newton Cardoso; NOAL FILHO, Valter Antônio. Santa Maria: Relatos e impressões de viagem. Santa Maria: UFSM, 1997.

Descrição: Essa obra comemorativa ao bicentenário de fundação de Santa Maria relata as impressões de personagens ilustres que passaram pela terra de Imembuí. Há relatos de saint Hilaire, Nicolau Dreys, Lopes Neto.

 

  • PORTO ALEGRE, Achylles.  Homens Ilustres do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Typographia do centro, 1916.

Descrição: Essa obra resgata a história de homens que marcaram a história do Rio grande do Sul. Dentre esses homens há personagens ilustres da região central do estado, como Julio de Castilhos (de Vila rica, hoje Julio de Castilhos), José Gomes Pinheiro Machado (de Cruz Alta), Alberto Correia Leite (de São Pedro do Rio Grande) e Plácido de Castro (de São Gabriel).

 

  • PORTO ALEGRE, Achylles. Vultos e Factos do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Oficinas Gráficas da Livraria do Globo, 1919.

Descrição: Essa obra resgata a história de homens que marcaram a história do Rio grande do Sul. Dentre esses homens há personagens ilustres da região central do estado, como o General Bento Martins de Menezes (de Cachoeira), Alarico Ribeiro (de Cachoeira), Dr. Felisberto Pereira da Silva (de Cachoeira), General Dr. Diogo Alves Ferraz (de Vila da Cahoeira), Barão de Nonohay (de Santa Maria da Boca do Monte), Dr. Pantaleão Paulo Pereira (de Cachoeira), Coronel Manoel Fernandes Dornelles (de Cachoeira), General João Nepomuceno de Medeiros Mallet (de São Gabriel) e General Francisco Rodrigues Portugal (de São Gabriel).

           

  • ROCHA FILHO, José Mariano da. A nova universidade. Santa Maria: Associação Santa-Mariense Pró-Ensino Superior, [19 -..]

 

  • ROCHA FILHO, José Mariano da. A terra, o homem e a educação “universidade para o desenvolvimento”.  2ª ed. Santa Maria: Pallotti, 1993.

Descrição: Essa obra resgata a memória da Universidade Federal de Santa Maria. Contada pelo seu idealizador, trás detalhes da criação da UFSM, bem como fotos e reportagens dos momentos importantes dessa instituição.

 

  • ROCHA FILHO, José Mariano da. Universidade para o desenvolvimento: áreas (distritos) geo-educacionais. Santa Maria:__, 1973.

 

  • SANTIN, Silvino; ISAIA, Antonio. Silveira Martins: Patrimônio histórico-cultural. Porto Alegre, RS: Escola Superior de Teologia e Espiritualidade Franciscana/EST , 1990.

Descrição: Essa obra resgata através de textos e imagens a história da cidade de Silveira Martins, bem como das pessoas que a construíram.

 

  • SCHILLING, Getúlio. A arte fotográfica e o teatro em Santa Maria. Santa Maria: Pallotti, 2006.

Descrição: Essa obra resgata a evolução histórica da fotografia, desde seus primórdios, em Paris, e sua chegada no RS e Santa Maria. Resgata, também, a história do teatro no município, bem como os seus idealizadores.

 

  • SCHILLING, Getúlio. Cezimbra Jacques, o precursor. Porto Alegre: Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore; Santa Maria: UFSM/Instituto de Preservação da Memória Cultural de Santa Maria e Região; Prefeitura Municipal de Santa Maria, 1986.

Descrição: Essa obra resgata a memória do primeiro escritor santa-mariense: João Cezimbra Jacques. Dividida em quatro capítulos, resgata a memória militar, literária, memorialística de Jacques.

 

  • SOBRINHO, Hermito Lopes. Personagens de Nossa História. Santa Maria: Boca do monte, 1995.

Descrição: Essa obra resgata a memória de personagens ilustres da cidade de Santa Maria, bem como trás um resumo histórico das origens da cidade.

 

  • VILARINO, Leoniza Mac Ginity. Nossas Ruas…Nossa História. Santa Maria: Pallotti, 2004.

Descrição: Essa obra, através dos nomes das ruas da cidade, resgata a memória desses personagens, bem como a história do município de Santa Maria.