Fímbrias da Pátria Romântica: romance histórico e regionalismo

FÍMBRIAS DA PÁTRIA ROMÂNTICA: ROMANCE HISTÓRICO E REGIONALISMO LITERÁRIO BRASILEIRO

2010-2012

 O objetivo principal foi averiguar a ocorrência da ficção histórica, indagando sobre suas raízes no século XIX e examinando sua importância para o desenvolvimento, em diferentes períodos, da extração romanesca de cunho regionalista no Brasil. Além do trabalho de levantamento, estudo e análise de textos, o recorte serviu como orientação para uma extensa pauta acadêmica. Na vertente memória e história, conservamos a parceria – iniciada anteriormente – com ricos acervos particulares, bem como coordenamos reedições, estudos críticos e divulgação de textos significativos, em particular, da historiografia literária e da memorialística regional. Destaque para as seguintes publicações:

“O tempo e o vento e a reinscrição da história”. In: Carlinda Fragale Pate Nuñez; Germana Maria Araújo Sales; Rauer Ribeiro Rodrigues; Roberto Acízelo de Souza; Socorro Fátima Pacífico Barbosa. (Org.). História da literatura: práticas analíticas. Rio e Janeiro: Makunaima, 2012, v. 2, p. 425-444.

“Romance histórico nas fronteiras do Brasil oitocentista”. In: Luiz Roberto Cairo; Márcio Roberto Pereira; Silvia Maria Azevedo. (Org.). Arquivos revisitados da América Lusa. Escritos sobre memória e representação literária. Assis, SP: UNESP, 2011, v. 01, p. 323-336.

“Brasil adentro, Brasil afora: teatro mambembe em cartaz”. In: Santos, Pedro Brum e Santos, Elaine(Org.). Verso e reverso: teatro itinerante e outros teatros. Santa Maria: PPGL Editores, 2011, v. 1, p. 31-38.

 Preparativos para reedição da obra Cronologia Histórica de Santa Maria e do extinto município de São Martinho, de Romeu Beltrão. Fixação de texto, revisão técnica, composição de notas, trabalho de apresentação e coordenação de equipe editorial. Entregue à Editora da UFSM em dezembro de 2012 a obra foi publicada no primeiro semestre de 2013.